Pró-saúde

§Só uma pequena introdução ao que é este atual debate…
§O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde “Pró-Saúde” foi lançado em novembro de 2005, por meio da Portaria Interministerial do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Este projeto foi inspirado na avaliação do Promed, que incentivou e manteve processos de transformação em 19 escolas médicas brasileiras.
A proposta de reorientação dos currículos dos cursos de saúde tem em vista uma maior integração acadêmica com o SUS e que possibilite a produção do conhecimento e prestação de serviços no setor público.
§No caso da farmácia, por exemplo, esta iniciativa visa a aproximação da atenção básica, incluindo atenção farmacêutica e a inserção do farmacêutico na Equipe Multiprofissional Ampliada.
§Todas estas questões acima apresentadas são bandeiras históricas do Movimento Estudantil de Farmácia, mas olhemos também com olhar crítico para o Pró-Saúde … Qual o real interesse do Governo em aplicar este programa?
§É um ponto que ainda precisamos discutir muito, mas cabe aqui ser citado que tudo isto tendo incentivo financeiro às instituições que se inserirem no Programa. Aí é que mora um dos problemas: algumas instituições têm aderido ao Pró-saúde por mera questão financeira e o verdadeiro respaldo acadêmico para atuação consciente no SUS acaba não sendo discutido de fato.
§Posicionamento contra ou a favor, ainda depende de certa discussão, mas o fato é que o Pró-Saúde, sem dúvida é um instrumento para dialogarmos o projeto político pedagógico dos currículos nas nossas Universidades.
Anúncios

Um comentário sobre “Pró-saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s