Nota de esclarecimento da ENEFAR sobre “O Parasita”

A Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia vem por meio desta nota repudiar a edição do Jornal “O Parasita” que nos últimos dias foi protagonista de uma clara atitude de intolerância e incitação à violência contra homossexuais na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-SP.
Vem ainda ressaltar que essa atitude não é condizente com as discussões e bandeiras de luta que a ENEFAR promove, portanto reafirmamos que essa não é a posição do movimento estudantil de Farmácia, tampouco de qualquer Centro ou Diretório Acadêmico de Farmácia que constrói essa Executiva. As lutas e discussões da ENEFAR são feitas tendo como objetivo a transformação da sociedade, o abandono dessa sociedade exploradora, burguesa e mantenedora das contradições sociais e a construção de uma outra, pautada na equidade, no respeito e no bem comum, onde não hajam exploradores nem explorados e que todos tenham acesso ao conhecimento e tecnologias historicamente produzidos pela humanidade.

É necessário perceber o papel da opressão na manutenção desse modelo social em que vivemos, logo incitar ou agir com violência (verbal ou física) contra gays, mulheres, negros, entre outros setores da sociedade é contribuir para a manutenção dos disparates existentes nessa sociedade, é promover a segregação de pessoas que, tal como nós, estão em condição de indignar-se com a atual conjuntura social, é sectarizar com companheiros de luta em potencial pela transformação real da sociedade.

Também é de suma importância perceber que esse fato não é isolado na sociedade. Cotidianamente nos deparamos com a violência contra os homossexuais, de forma mais camuflada ou mais escancarada, mais branda ou mais agressiva. É necessário que esse repúdio também se estenda a essas atitudes cotidianas e diante dessa indignação também nos policiemos para não reproduzirmos tal comportamento.

Essa sensibilidade para perceber todos os vieses do papel da opressão aos setores minoritários da sociedade, no sentido de marginalizá-los ainda mais, só será possível com estudo, e diante dessa violência que tanto nos indignou é inegável a importância de que haja mais discussões sobre sociedade dentro do Movimento Estudantil.

Mais que um repúdio e um esclarecimento, essa carta é um convite a todos e a todas que, assim como nós, foram capazes de se revoltar com essa violência, a um estudo mais aprofundado e que a partir desse estudo possamos colocar em prática medidas efetivas para a criação de uma sociedade livre da homofobia, do racismo, do machismo e de tantas outras opressões que servem de mola para a sociedade capitalista.

Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia
Gestão: 2009/2010: “Não Há Luta Sem Amor!”

Anúncios

Um comentário sobre “Nota de esclarecimento da ENEFAR sobre “O Parasita”

  1. mauricio disse:

    Bom Dia
    Venho por meio deste, expurgar o meu mais sinceros votos de repudio e extrema preocupação quanto aos rumos que se toma este tipo de reportagem, pois e clara a manifestação de total intolerancia e despreparo de pessoas abastadas como são a maioria dos estudantes da USP que nunca trabalharam na vida, pois vieram de familias de classe media e alta, ora e são pessoas diga-se de passagem bem formadas, pessoas que nao se alienam com canais sensacionalistas de TV e rádio, porém fazem comentários que nao dignificam e sequer com o nível de conhecimento destes alunos, ora uma faculdade que se desprende de todo preconceito ou melhor que prega a liberdade ao amor e ainda a igualdade, porem qual igualdade? e qual bem comum a ser pregado, será que não esta na hora de estes alunos fazerem uma reflexão e ainda sim em cima da constituição de 1988, art. 3,4 e 5 que tal lerem um pouco sobre a dignidade da pessoa “humana” e que todos são igual, mas acho que não como disse acima a USP esta acima de tudo pois seus alunos são pessoas abastadas e de familias ricas colocando seus filhos numa universidade “gratuita” para nao ter que pagar a faculdade dos filhos ou ainda que seus filhos nao tenham que trabalhar tao cedo e enfrentar o dia-a-dia de qualquer brasileiro de classe C e D.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s