Nota de apoio da ENEFAR aos estudantes da UESB

Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia

Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia


Nota de apoio à paralização dos estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

A ENEFAR, entidade representativa do Movimento Estudantil de Farmácia, na qualidade de seu papel social e de representação estudantil, vem por meio desta, se pôr ao lado dos estudantes da UESB que se encontram a mais de uma semana mobilizados cobrando melhorias na qualidade de ensino em seus campus (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga).

De acordo com o relato do Centro Acadêmico (C.A) de Farmácia, campus Jequié, os alunos e professores enfrentam diversos problemas:

“Só pra ilustrar existem algumas construções inacabadas como um prédio que se arrasta por oito anos apelidado ‘carinhosamente’ de “A Lenda”. O restaurante universitário por três anos, um módulo de saúde que deveria estar pronto no fim do ano e só está com o alicerce pronto! O prédio é fundamental para a formação dos estudantes e para o atendimento da comunidade carente. As salas de aula não dispõem de mínima ventilação para alunos e professores (estes também estão em falta por aqui). Ainda vale ressaltar que não há garantia de acessibilidade aos portadores de deficiência ao campus de Jequié” diz representantes do C.A.

Relatam ainda falta de laboratórios para a execução das aulas no curso de Farmácia e que o mesmo existe há dois anos e meio, e correm o risco de não serem reconhecidos pelo MEC devido à falta de infra-estrutura. No campus de Itapetinga os estudantes relatam a mesma situação, e alguns se sentem desmotivados com a situação precária da educação em todo o estado da Bahia.

“Tenho me deparado com situações que previa acontecer, mas não imaginava que iria afetar tanto ao longo do meu curso. Começando pela falta de professores, o que atrasa cada vez mais a nossa vida acadêmica! Não temos um restaurante universitário, existem construções inacabas. Uma lata de sardinha é mais confortável que o transporte que temos até o campus: um único ônibus que tem horário programado para ir e sair do campus e dentre outros problemas. Só quem vive é que sabe o quanto é difícil! Querem o que mesmo!? Como teremos uma boa formação e iremos encarar o mercado de trabalho com o ambiente acadêmico desestruturado?” Relata indignadamente um estudante do curso de Engenharia de Alimentos, campus Itapetinga.

Diante do exposto, a ENEFAR se mostra sensível à causa desses estudantes e se posiciona junto com eles, na indignação e cobrança de um ensino superior PÚBLICO e de QUALIDADE para todas e todos. Reivindicamos junto às entidades e órgãos competentes, que tomem conhecimento face ao exposto e que tais problemas sejam resolvidos o mais urgente possível. Educação, em um país como o Brasil, é questão de prioridade, não podemos vivenciar tais situações em nossas universidades públicas!

Assina,

ENEFAR – Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia.

Faça download do arquivo e divulgue, clique aqui.

Anúncios

Um comentário sobre “Nota de apoio da ENEFAR aos estudantes da UESB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s