Apresentamos aos estudantes de Farmacia o projeto:

 RESGATE HISTÓRICO, POLÍTICO E CULTURAL DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE FARMÁCIA

Leio o projeto completo em: PROJETO DO RESGATE HISTÒRICO

Pedimos aos CAs e DAs que levem o projeto para suas reuniões e tragam se possivel materiais sobre o MEF para o LXXXII CoNEEF, em Belo Horizonte do dia 4 a 8 de abril.

Este projeto compreende três etapas e visa a sistematização do levantamento de materiais históricos do Movimento Estudantil de Farmácia, aos estudos da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia, realizado nos anos de 2011 e 2012; catalogar e organizar o material obtidos neste estudo e  disponibilizar todo acervo fotográfico e bibliográfico à comunidade estudantil, entidades representativas e interessados, além de apresentação de painel em Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia, de modo a possibilitar a todos um melhor conhecimento da estrutura que gerou o Movimento Estudantil de Farmácia atual, focando no histórico de bandeiras levantadas pela ENEFAR. Dessa interação com comunidade espera-se obter, juntamente com a criação de cartilhas como material de Formação, a criação de uma Carta de Princípios e um comportamento preservacionista e respeitoso em relação às bandeiras/tradições/saberes da ENEFAR, consideradas como patrimônio coletivo. O entendimento é de que a formação política, socioeconômica e a consciência crítica sobre o movimento estudantil de farmácia constituem elementos imprescindíveis à construção da cidadania. A preocupação com a história do movimento estudantil de farmácia e a preservação do patrimônio histórico da ENEFAR sempre esteve presente, de uma ou de outra forma, através da ação de gestões anteriores da ENEFAR.

A partir da construção deste conhecimento pretende-se que a base estudantil reconheça que a ENEFAR não é uma entidade abstrata que se coloca acima de seus militantes indivíduos, mas uma construção histórica social, uma conquista de todos aqueles que para ela vivem.

A importância histórica do movimento estudantil e a existência de documentos e patrimônio histórico somado aos elementos de sua economia articulam o presente ao passado na compreensão do que poderá será o futuro. A situação política atual do MEF resulta do processo de ocupação do espaço, assim como as reivindicações da base estudantil, partem da realidade vivenciada. A partir do momento em que esta base percebe o processo de formação desta realidade, instrumentalizasse para exercer a sua cidadania plena, inclusive participando das decisões que ocorrem em seus espaços representativos e deliberativos.

A expectativa é de que, a partir deste acompanhamento, os militantes do movimento estudantil de Farmácia se tornem agentes multiplicadores da proposta, uma vez que se trata de projeto que, além do resgate da memória histórica do MEF, tem o intuito de disponibilizar materiais didáticos e de preservação do patrimônio histórico e de incentivo as atividades políticas do Movimento Estudantil de Farmácia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s