Estudantes de Farmácia Realizam Ato contra a EBSERH em Belo Horizonte/MG

Cerca de 40 estudantes, representando 18 escolas de Farmácia do Brasil dizem não à EBSERH no HC-UFMG.

No dia 7 de abril de 2012, cerca de 40 estudantes de Farmácia de todo o Brasil promoveram um ato contra a implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG.

A EBSERH é uma empresa pública de direito privado criada em dezembro de 2011 pelo governo federal, que pretende administrar todos os hospitais universitários (HUs) pertencentes às instituições federais de ensino e supostamente resolver os problemas crônicos que acontecem desde o governo FHC. A empresa abre os HUs ao capital privado, terceiriza a administração de uma parte da universidade, implementa metas produtivistas de desempenho e precariza as relações de trabalho. Como consequências,  o ensino e formação de profissionais da saúde ficaria em segundo plano, as pesquisas realizadas teriam sua independências prejudicada, a rotatividade no quadro de profissionais aumentaria muito,  a autonomia universitária seria quebrada, interesses privados ditariam os rumos dos HUs, e a população usuária seria afetada. Para saber mais sobre a EBSERH, clique aqui e aqui.

O conselho universitário e a reitoria UFMG já manifestaram interesse na contratação da EBSERH, mesmo em profundo desacordo com estudantes e servidores técnico-administrativos. Essa divergência inclusive já levou à ocupação de uma reunião do conselho pelos estudantes, no dia 14 de março.

Durante o ato os estudantes de farmácia afixaram cartazes na entrada principal do hospital, dialogaram com a população  e profissionais alertando para os riscos da contratação da Empresa e realizaram intervenções com os motoristas que passavam em frente aos hospitais.

O ato fez parte da programação do LXXXII Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia, encontro realizado trimestralmente que reúne diretórios e centros acadêmicos (DAs e CAs) de todo o país. Durante o evento estiveram presentes a representação estudantil de mais de 18 cursos de Farmácia, contemplando todas as regiões do Brasil.

Avaliação do ato

A ENEFAR é contrária a implementação da EBSERH nos HUs, e junto com outras executivas de curso lidera a Campanha Nacional Em Defesa dos HUs. Confira o blog da campanha, assine o manifesto e o abaixo-assinado nacional contra a EBSERH.

Por isso, convocamos todos os estudantes de Farmácia  do Brasil  a se organizarem em suas universidades contra esse ataque aos princípios da universidade pública e do SUS.  Não podemos aceitar de braços cruzados que tomem os HUs de quem de fato eles pertencem: aos estudantes, às universidades, ao SUS e principalmente ao povo brasileiro! Junte-se a nós nessa luta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s