Encontro Nacional de Educação – ENE

programação_ene_2014

Programação ENE

A ENEFAR participou, pelos estudantes Douglas Andrade, Thiago Kokot, Hannah Domingos, Mariana Martignago, Paula Soares, Júlia Vaz, Vinicius Leitão, Ingryd Maia, do I Encontro Nacional de Educação (ENE), na cidade o Rio de Janeiro – RJ (entre os dias 8 e 10 de agosto). O objetivo do encontro foi buscar um projeto de educação para o Brasil que focasse na educação pública, gratuita e de qualidade.

“O desafio desse encontro é confrontar o projeto de educacional dominante, construindouma proposta alternativa de educação para o país, que preserve os princípios da PNE da sociedade brasileira no método e no conteúdo, garantido a ampliação dos recursos para educação publica; a universalização do direito ao conhecimento, à cultura e à ciência e a valorização do professor.”

manifestação_ene

Manifestação pelos 10% do PIB para a educação pública!

Várias entidades e movimentos sociais participaram da construção do evento (Anel, Andes-SN, CPERS, CSP-Conlutas, Exneef, Fenet, Sepe-RJ, SINASEFE, entre outros), que contou com os seguintes eixos: privatização e mercantilização, financiamento, precarização das condições de trabalho, acesso e permanência, avaliação meritocrática, democratização da educação, passe livre e transporte público.

ENEFAR_no_ENE

ENEFAR presente no ENE!

A manifestação em defesa da educação pública foi a primeira atividade do ENE. O ato reivindicou os 10% do PIB exclusivamente para a educação pública, e também outras pautas como a luta contra a precarização do trabalho e o acesso e permanência à universidade.

abertura_ene

Mesa de Abertura

O segundo dia do encontro contou com a conferência de abertura (mesa com o tema “Conjuntura, lutas sociais e educação”, que foi composta pela professora mexicana Maria Luz Arriaga, pelo professor do Instituto Federal de São Paulo, Valério Arcary, e pelo professor da UFRJ, Roberto Leher), e posteriormente os grupos de discussão com temas específicos (financiamento da educação, passe livre e transporte público, democratização da educação, avaliação e meritocracia, privatização e mercantilização da educação, a precarização das condições de trabalho, acesso e permanência). A plenária final, no último dia do ENE, compilou as propostas deliberadas nos grupos de discussão e também aprovou moções e notas de apoio a várias lutas pela educação pública. Foi aprovado também o manifesto do ENE, que sistematizou os debates ocorridos durante o encontro e as etapas preparatórias.

ENEFAR_no_ene

ENEFAR presente no ENE 🙂

A ENEFAR também esteve presente nas etapas regionais preparatórias para o ENE, as quais contemplaram 8 estados brasileiros. A etapa de Santa Catarina e do Paraná aconteceu em Florianópolis, nos dias 10, 11 e 12 de julho, e participaram o coordenadores nacionais Vinicius Leitão e Mariana Martignago e a coordenadora regional Sul Júlia Dalla Corte Vaz (gestão 2013/2014).

O site do ENE (https://ene2014.wordpress.com) continua sendo atualizado com notícias das lutas que seguem em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. O II Encontro Nacional de Educação já está previsto para 2016! 10% do PIB para a Educação Pública, Já!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s