Reunião do FENEX Saúde

    Dentro do Fórum Nacional das Executivas e Federações de Curso – FENEX – existe uma organização específica das Executivas de cursos da saúde (FENEX Saúde). Temos muitas pautas em comum com essas Executivas, e tentamos manter um contato para conduzir lutas relacionadas.

    Em novembro fizemos uma reunião online juntamente com a DENEM (Medicina) e a ENEN (Nutrição), em que conversamos sobre o que estava acontecendo nas Executivas. Na ENEFAR, as lutas sobre a criação do curso de Química Medicinal na UFCSPA e sobre a MP 653/14 estavam bastante movimentadas. Na ENEN, a discussão atual era sobre a forma com que as maiores indústrias alimentícias têm tentado se inserir cada vez mais nas universidades públicas, fazendo parcerias com alguns professores e criando espaços como o “espaço Danone” na UFOP e Unicamp. A DENEM apresentou o CENEPES, Seminário do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde. O Seminário é o encontro de aprofundamento das pautas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde, que faz parte da gestão da DENEM. O tema do CENEPES este ano será “Saúde Como Direito”, inspirado nas recentes manifestações populares no nosso país. O espaço contará com diversos debates sobre educação, direitos e demais temáticas relacionadas com o nosso serviço público de saúde, bem como a formação dos profissionais que nele trabalham. O evento acontecerá entre os dias 20 a 23 de novembro de 2014, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na cidade do Rio. Para inscrições e programação completa acesse: www.cenepesrio2014.wordpress.com.

     Outra pauta apresentada foi a respeito do COAPES, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. Foi criada uma comissão para construção desse contrato. Há uma tendência a modificação nos currículos dos cursos da saúde por conta do programa “Mais médicos”. O MEC e o Ministério da Saúde esboçam vontade de incluir as Executivas de Saúde nesse processo de construção, já que o COAPES será uma diretriz para novas escolas médicas e servirá para adequação dos cursos médicos. Esse contrato vem principalmente para regularizar/regulamentar os cenários de prática em saúde, e provavelmente todos os cursos de saúde serão incluídos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s