Coordenação Nacional visita escolas de SP, SC e RS


As estudantes Júlia e Ana Carolina, da coordenação nacional, estiveram em algumas das escolas de São Paulo e Santa Catarina no início de março. O objetivo das visitas foi de apresentar a ENEFAR para os/as estudantes, principalmente dos Centros e Diretórios Acadêmicos. As escolas do estado de São Paulo já foram muito atuantes no Movimento Estudantil de Farmácia nacional, mas atualmente estão um pouco ausentes. Passando pelas escolas, perceberam o quanto os Centros e Diretórios Acadêmicos atuam nas suas Universidades. Passamos por USP (São Paulo/SP), Unifesp (Diadema/SP), Faculdades Oswaldo Cruz (São Paulo/SP), Unicamp (Campinas/SP), Unesp (Araraquara/SP), USP (Ribeirão Preto/SP), Univille (Joinville/SC), Univali (Itajaí/SC). Conheceram o espaço físico das faculdades de farmácia e conversaram com os membros dos centros e diretórios acadêmicos, e em alguns lugares também com outros/outras estudantes do curso.

No final de março, Júlia também visitou, no Rio Grande do Sul, a URI-campus Santiago, a UFSM e a UNIFRA (Santa Maria) e a UNISC (Santa Cruz do Sul).

Na USP-São Paulo, conversamos com o pessoal do CAFB (Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo) e ainda visitamos a Farmácia-Escola, onde há acompanhamento para pacientes com câncer de próstata (com consultórios farmacêuticos nos quais o profissional consegue prestar a atenção necessária ao paciente) e também um espaço muito aconchegante no lado de fora com vários exercícios para os pacientes que esperam seu atendimento (a ideia é fazer parcerias com o pessoal da Educação Física futuramente). A Fernanda, colega da Júlia na farmácia da UFSC, estava visitando a família em São Paulo e também participou da visita na USP!

556181828386-1425336504

IMG-20150307-WA0027IMG-20150307-WA0023IMG-20150307-WA0020IMG-20150307-WA0025

Na Unifesp-Diadema, conversamos com membros do CAAF (Centro Acadêmico Alexander Fleming), que está a todo vapor com muitas atividades no campus Diadema. Como o campus e o curso são muito novos, o CAAF faz um trabalho de apoio aos estudantes e também nas representações discentes, em relação a assistência estudantil, momentos de integração e palestras sobre atuação profissional. Na foto, Júlia e Ana Carolina junto com Nathália, do CAAF! =)IMG-20150307-WA0019Nas faculdades Oswaldo Cruz (FOC), tivemos a oportunidade de conhecer o Diretório Acadêmico Pourchet Campos, e conversar com os/a estudante da gestão 2015. O curso de Farmácia da FOC é bastante pesado em carga horária, e as discutimos bastante sobre educação farmacêutica. Naquela semana o DAPC estava se preparando para continuar a recepção aos calouros!
IMG-20150307-WA0008

Já em Campinas, conversamos com o pessoal do Centro Acadêmico no prédio da faculdade de Farmácia. Na Unicamp, o curso é muito novo, então existem certas dificuldades em relação a estrutura e professores. Porém, o CA tem tido apoio da direção e também recebe um valor anual para realizar algumas atividades. Há outras entidades como a Atlética e a Empresa Jr, e naquela semana de recepção estas e o CA tinham se apresentado para os calouros e feito atividades para mostrar aos novos estudantes como funciona a Unicamp e a faculdade de Farmácia.received_808951029181481Em Araraquara, conhecemos a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP e nos encontramos com o pessoal do CACIF. Também visitamos a Farmácia Escola de lá que dispensa medicamentos prestando a atenção farmacêutica e ainda possui laboratórios para manipulação. A maioria dos estudantes não estava na cidade pois, por conta da greve, as férias acabaram sendo mais tarde do que as outras Universidades. Mas mesmo assim, foi uma visita incrível! Na foto, estamos na República onde moram muitos estudantes de Farmácia da faculdade.received_894642533952114Chegando em Ribeirão Preto (na USP-Ribeirão), fizemos uma passagem em sala de aula para apresentar a ENEFAR aos/às estudantes. Também falamos sobre o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (CoBEF) e ENEF, e a professora reforçou a importância de participação nesses espaços. No Centro Acadêmico, fomos recebidos pela gestão e também por muitos calouros que estavam por lá. Fizemos uma roda de conversa com eles/elas e depois almoçamos no RU da USP-Ribeirão (que é incrível, adoramos).
IMG-20150307-WA0007

IMG-20150307-WA0004 IMG-20150305-WA0003IMG-20150307-WA0002Chegando em Santa Catarina, fomos a Joinville na Univille, onde já tínhamos contato com o CA e pudemos conversar com os calouros em um espaço de apresentação do DCE e do Centro Acadêmico. Essas iniciativas são muito importantes e foi muito bom a ENEFAR estar presente nesse momento, também por que o CA está precisando de novos membros. Um dos problemas que os/as estudantes da Univille estão passando agora é sobre a questão do FIES, e o DCE e o CA de Farmácia estão tentando atuar junto à universidade para auxiliar os estudantes. Na foto, integrantes do DCE e do Centro Acadêmico em frente ao DCE.IMG-20150307-WA0018Na Univali de Itajaí, o Centro Acadêmico de Farmácia acabou de renovar sua gestão, com a entrada de estudantes novos/novas com muita vontade de realizar mais atividades para o curso e fazer mais contatos com as outras universidades do estado de Santa Catarina. A estrutura da faculdade é muito boa e o curso é bem voltado para assistência farmacêutica, o que achamos muito legal. Esperamos poder estar mais presentes para o CA da Univali e que o movimento estudantil lá cresça cada vez mais. IMG-20150306-WA0015No final do mês, Júlia visitou algumas escolas do Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, se encontrou com estudantes da UFSM e Unifra, juntamente com Géssica da UFRGS, coordenadora regional da EREFAR-Sul. A conversa foi muito importante para conhecermos melhor a realidade dessas escolas, em que o movimento estudantil ainda está crescendo, mas que tem dois Diretórios Acadêmicos muito comprometidos em trazer essa perspectiva para os/as estudantes. Também divulgamos o CoREEF-Sul, que acontecerá em Curitiba nos dias 18 e 19 de abril, e será muito importante para que as escolas do sul se conheçam e que possamos construir um Encontro Regional no Sul.20150320_204150 Também foi a Santiago na URI, onde o Diretório Acadêmico promoveu uma roda de conversa com os/as estudantes do curso de Farmácia. Conversaram sobre movimento estudantil, sobre a faculdade e dificuldades, sobre a conferência nacional de saúde, sobre currículo, e muito mais. Também foi um momento importante para que os/as estudantes conhecessem as atividades e propostas do Diretório. 

IMG-20150321-WA0002 IMG-20150321-WA0000IMG-20150321-WA0001Em Santa Cruz do Sul, na UNISC, Júlia conversou com os membros do DAFAR, que já haviam recebido uma visita da gestão da EREFAR-Sul 2013/2014, na sua semana acadêmica. Desde então estão tentando aumentar a movimentação na faculdade, e mostrar aos/às estudantes a importância do movimento estudantil. Em abril a gestão muda e algumas pessoas estão se formando, então também precisarão de mais gente que queira construir. Gostaram da ideia de discutir currículo e querem se inserir mais no MEF!11053833_1067947326556024_6096913043060908609_n

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s