Campanha 5 de Maio

A Campanha 5 de Maio: Pelo Uso Racional de Medicamentos é uma campanha em que os estudantes de farmácia vão à luta pela valorização do profissional farmacêutico demonstrando à população a importância deste profissional na promoção do uso correto de medicamentos e aprendendo a ser um profissional socialmente comprometido.

A campanha além de orientar diretamente a população quanto ao uso correto de medicamentos tem como objetivos reforçar a importância do profissional farmacêutico, defender as farmácias como estabelecimentos de saúde e não como mercados, promover o contato dos estudantes com a população e orientá-la quanto a seus direitos no SUS.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são incorretamente prescritos, dispensados e vendidos; e mais de 50% dos pacientes os usam incorretamente. Mais de 50% de todos os países não implementam políticas básicas para promover uso racional de medicamentos. ¹ Os hospitais gastam de 15% a 20% de seus orçamentos para lidar com as complicações causadas pelo mau uso de medicamentos. De todos os pacientes que dão entrada em prontos socorros com intoxicação, 40% são vítimas dos medicamentos.

Diante desses números, entendemos a necessidade de um aconselhamento consciente para o uso de medicamentos, os quais não devem ser tratados como uma mercadoria, um bem de consumo, pois cada insumo tem seus prós e contras e necessitam de orientação adequada para sua utilização.

A Campanha 5 de Maio é, então, um processo de trabalho que culmina em um dia em que os estudantes vão às ruas, não para fazer panfletagem, mas para dialogar, esclarecer e também aprender com a população sobre pontos críticos de dúvidas mais comuns sobre a saúde. É caracterizada como uma grande atividade para a saúde pública e como um amplo espaço de diálogo e aprendizagem entre profissionais da saúde e população em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s